Mantra
O que é?
O significado da palavra “mantra” provém do sânscrito. “Man” = mente e “Tra” que em contexto geral aborda proteção, controle ou ainda sabedoria. Sendo assim, podemos concluir que o significado da palavra é: “instrumento para conduzir ou proteger a mente”.
Portanto podemos definir um mantra como hino, oração ou canção sagrada. O som, além de ser o instrumento principal da criação, segundo as escrituras, também tem um poder latente em nossa consciência.
Os mantras são recitados mentalmente ou em voz alta, geralmente utilizando-se um japamala (colar de contas), e costumam ser combinados com a respiração e o ritmo.
Qual sua função?
A principal função dos mantras é no auxílio à meditação, pois quando se pronuncia um mantra, ele é capaz de acalmar os pensamentos e nossas ações, facilitando a concentração. Os mantras têm essa capacidade de servir como foco para que a mente se concentre, pois naturalmente temos tendência à divagar. Nesse sentido, os mantras oferecem um ponto focal. E assim o processo é simples — na meditação, sempre que notamos a mente divagando, simplesmente repetimos nosso mantra para nos trazer de volta ao presente. Conforme é repetido várias vezes (entoado), o ritmo natural do mantra o torna um portal poderoso para o momento presente.
Benefícios
Incluí-los na nossa rotina ajuda a regular a frequência cardíaca, melhorar as ondas cerebrais, reduzir a pressão arterial, aumentar a imunidade, afastar o medo e o pessimismo, controlar ansiedade, aumentar a concentração, atenção, acelerar a capacidade de processamento do cérebro, aumentar a estabilidade emocional. Também melhora a respiração e estimula a produção de serotonina e endorfinas. Ou seja, praticar mantras diariamente irá trazer diversos benefícios espirituais e físicos.
Até mesmo as pessoas mais agitadas, podem encontrar seu ponto de calma no momento que aprenderem a meditar e a repetir um mantra. O conceito para o uso dessa técnica é o de poder imergir no som das palavras que nos levam diretamente à no2ssa própria fonte espiritual de paz. É um momento nosso, único, onde procuraremos em nosso interior as orientações que nos levam ao caminho do que nos faz bem, da nossa felicidade.
Tipos de Mantras
Recitar mantras é uma forma de fazer afirmações para si mesmo, o que pode ser interpretado como uma técnica que não é necessariamente atrelada à uma cultura ou religião específica. Independente de sua crença ou religião, o mantra é para todos!
Como são afirmações positivas geralmente dirigidas a si mesmo, você também pode fazer o seu próprio mantra, como por exemplo “Eu sou capaz”, “Eu estou em equilíbrio”, “Eu sou forte”…
O próprio Ho’oponopono é um mantra. Esta técnica proveniente da filosofia havaiana tem o objetivo de livrar quem a pratica de mágoas, “amarras” e lembranças negativas pela repetição de 4 frases simples. Dentre os efeitos estão alma livre para emanar boas energias e a tão desejada paz interior, assim como outros tantos mantras.
Significado dos Mantras
Preciso saber o significado das palavras para fazer “efeito”? É uma dúvida muito comum. E a resposta é: não é essencial.
“Om” é a primeira palavra que vem à mente quando a maioria das pessoas pensa em um mantra. Mas, para um iniciante, saber o significado de “Om” é muito menos importante do que as “vibrações” que ele cria dentro do corpo.
Ou seja, quer você saiba o que significa ou não, repetir “Om” cria uma estrutura vibratória energética cujo efeito tem o objetivo de penetrar na nossa estrutura cármica através das camadas do inconsciente, proporcionando uma sensação natural de calma e positividade. Por isso, sua eficácia vem a partir da repetição prolongada e diária de quem o pratica.
Então não se preocupe em “mantrar” sem saber o significado das palavras, inicialmente tente usufruir o que o som lhe traz como experiência. Claro que se o significado de um mantra específico for conhecido e “aceito”, isso aumentará os benefícios em todos os aspectos, mas nada impede de você já ir introduzindo os mantras no seu dia a dia e se acostumando com eles.
A entrega e a confiança são partes importantíssimas nesta experiência, com a consciência do poder do verbo. Entregue-se a ela! ;)
Separei alguns mantras para você ir se familiarizando. Você pode entoar junto em voz alta, sussurrar ou acompanhá-los mentalmente:
- OM — O Om é considerado o som primordial do universo, e seu som reverbera no estômago, intestino, tórax e cérebro, ajudando a aumentar a concentração e a atenção no momento presente.
- Maha Mrityunjaya — Este mantra é entoado para trazer calma e paz de espírito.
- So Hum — So hum significa “eu sou”, e é um mantra que diminui a tensão mental e a ansiedade. Acredita-se que a repetição traz relaxamento e um aprofundamento da respiração.
- Shanti Paath — O mantra shanti paath sintoniza a mente e o corpo com o ambiente ao redor, promovendo a tranquilidade.
- Om Mani Padme Hum — Om Mani Padme Hum é um canto budista popular que pode invocar a compaixão, liberar emoções pesadas e criar harmonia interior.
- Gāyatrī Mantra